Theodosina Rosário Ribeiro, a nº1 na política paulista


Em 29 de maio de 1930 nasce na cidade de Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro. Quarenta anos depois, em 1970, a maior cidade da América Latina a elege como primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo. E, em 1974, a primeira deputada negra da Assembléia Legislativa do Estado, onde ocupou também o cargo de vice-presidente.

Em entrevista ao Portal Afro, concedida em 2006 ao jornalista Osvaldo Faustino, o ex-deputado Adalberto Camargo conta que foi o mentor da primeira candidatura de Theodosina, pelo então MDB, o partido de oposição da época e fala de sua importância histórica:

Saiba mais em https://primeirosnegros.com

Comentários

  1. Na decada de 60 também foi diretora do Grupo Escolar Campos Salles.

    ResponderExcluir
  2. A Primeira vereadora negra do estado de SP foi a Ditinha Penezzi em 1950 em Piracicaba.

    ResponderExcluir
  3. A Prof.Theodosina Rosario Ribeiro, foi a diretora o Grupo Escolar Campos Salles onde recebi meu primeiro diploma regular no curso primario no ano de 1965 (dez) suas palavras na cerimonia foram - "Este e o primeiro degrau de suas carreiras, fiquem atentos" sou Marcos Antonio Ferreira Rodrigues - sou hoje EngºOperacional e Administrador de Empresas, moro em Ribeirão Preto e tenho uma empresa de instalação de energia solar eletrica - Saudações diretora

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas