André Rebouças, o primeiro engenheiro

André Pinto Rebouças, o grande engenheiro do Império, foi o primeiro negro brasileiro a se formar em Engenharia e chegar a professor catedrático.

Ele nasceu na cidade de Cachoeira na Bahia, em 1838, e integrava uma família de sete irmãos.

Seu pai, Antônio Pereira Rebouças, um mulato autodidata que obteve o direito de advogar, representou a Bahia na Câmara dos Deputados em diversas legislaturas e foi conselheiro do Império.

Sua mãe, Carolina Pinto Rebouças, era filha do comerciante André Pinto da Silveira.

André foi alfabetizado por seu pai e freqüentou alguns colégios até ingressar na Escola Militar. Em 1857, foi promovidos ao cargo de segundo tenente do Corpo de Engenheiros e complementou seus estudos na Escola de Aplicação da Praia Vermelha.

Saiba mais em https://primeirosnegros.com

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não importa a concentração de Melanina na pele. Talentos existem. Eles só precisam de um ambiente favorável para desabrocharem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A concentração de melanina é a mesma! A pele branca tem vantagens em regiões frias, pois consegue absorver a vitamina D com mais eficiencia que a negra! e a negra e regiões quentes, pois tem mais resistencia ao sol! Por isso não se encontram muitos negros na europa, nem muitos brancos na africa! Enquanto aos talentos, você tem toda razão!

      Excluir
  3. Todo humano tem capacidade de ser mais.... e sempre se dar mais, e também de fazer a diferença, Rebouças fazia a diferença na sua época, ele além de Engenheiro ajudou muito na causa Abolicionista....

    ResponderExcluir
  4. Todo humano tem capacidade de ser mais.... e sempre se dar mais, e também de fazer a diferença, Rebouças fazia a diferença na sua época, ele além de Engenheiro ajudou muito na causa Abolicionista....

    ResponderExcluir
  5. Todo humano tem capacidade de ser mais.... e sempre se dar mais, e também de fazer a diferença, Rebouças fazia a diferença na sua época, ele além de Engenheiro ajudou muito na causa Abolicionista....

    ResponderExcluir
  6. São este os exemplos que devem ser demostrado para o Brasil tenho a ctz que grandes histórias mudam o rumo do País .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, bons exemplos como esse deveriam ser enaltecidos! Mas infelizmente qdo se fala de movimento negro lembram mais de Zumbi.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas