Negra, Chiquinha Gonzaga, primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil etc e tal

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, nasceu  carioca e viveu 87 anos, entre o dia 17 de outubro de 1847 e 28 de fevereiro de 1935. Compositora, pianista e regente brasileira, foi a primeira chorona, primeira pianista de choro, autora da primeira marcha-rancho carnavalesca que se tem notícia, "Ô Abre Alas", de 1899, e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

Não faltaram preconceitos e lutas em sua vida. Filha do casal Jorge Basileu Gonzaga e Rosa Maria Neves de Lima, ele,  general do Exército Imperial Brasileiro; ela,  negra, de origem humilde, foi discriminada por criar seu filho sozinha, por abandonar dois maridos, por trabalhar, viver da música. Ativa participante do movimento abolicionista, vendia suas partituras de porta em porta para comprar a alforria de escravos. E esteve presente também na campanha republicana e em todas as grandes causas sociais do seu tempo.  


Comentários

  1. CHIQUINHA GONZAGA foi uma verdadeira guerreira..parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaciana Portella, me desculpe, mas guerreira é quem cria seus filhos passando por cima de todas as dificuldades! Ela merece sim a nossa admiração, porque lutou pra exercer seu talento, lutou pelos escravos e não se ďeixou dominar por um casamento arranjado, mas... bem, só Deus na causa, querida!

      Excluir
    2. Jaciana Portella, me desculpe, mas guerreira é quem cria seus filhos passando por cima de todas as dificuldades! Ela merece sim a nossa admiração, porque lutou pra exercer seu talento, lutou pelos escravos e não se ďeixou dominar por um casamento arranjado, mas... bem, só Deus na causa, querida!

      Excluir
  2. Há muito tempo pesquiso bastante sobre vida e obra de Chiquinha Gonzaga porque também sou musicista. Na verdade quem era negra era uma de suas avós (a materna). Sua mãe era filha de negra com branco, portanto mestiça (meio a meio, se é que podemos assim dizer). Francisca, sendo filha de mulher mestiça com homem branco, tinha então 25% de sangue negro herdado de sua avó materna. Apesar de afro- descendente tinha a pele mais clara. Alguns afirmam que TODAS as suas fotos foram "clareadas" para ocultar suas origens, mas acredito que se fosse o caso de ter havido mesmo essa conspiração do 'clareamento' os malucos teriam deixado escapar pelo menos alguma foto. No entanto, em todo esse tempo de pesquisa, nunca encontrei nenhuma foto sequer em que ela tivesse a pele mais escura. Estou dizendo isso não que ela ter a pele mais clara ou mais escura seja relevante para mim... Até concordo que a pele escura seria um fator a mais para agregar causa, mas não era o caso. Só não concordo em 'romantisar um fato em favor de uma causa, por mais nobre que esta seja. O fato é que ela tinha sim tinha origem negra, porém mesmo assim sua pela era mais clara. E ela nem precisava ter a cor da pele mais escura para abraçar a causa porque ela via bem de perto a diferença com que a mãe mestiça era tratada. Voltando a hereditariedade , só pra dar um exemplo, minha avó também era negra e se casou com branco. Apenas um dos meus tios tem a pele mais morena. Como meus outros avós também eram brancos então eu também posso dizer que tenho sangue 25% negro. Finalizando eu posso afirmar que tenho consciência de minha negritude, apesar de minha pele mais clara. Porém imaginem se eu quisesse me auto declarar negra ou parda para fins de cotas em concurso ou vestibular... Seria justo? Também acho que não, mas se eu não posso me declarar assim também não podemos declarar pessoas notáveis como tal apenas para agregar à causa. Um abraço a todos e meu respeito sincero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, amei seu pensamento! Meu bisavô paterno era negro puro, se casou com mestiça, meu avô era "tipo" Dorival Caíme(negro com feições brancas), se casou com mulher branca pura(olhos azuis e nariz aquilino)e meu pai nasceu mulato, olhos verdes e cabelo carapinha). Eu tb não nego minha origem negra apesar de ter a pele clara, olhos verdes) e não uso este fator para me benefeciar, nem para "dar uma de vítima", porque sou em primeiro lugar humana. O resto não tem a menor relevância! Sou musicista também! Um abraço!

      Excluir
    2. Unknown, amei seu pensamento! Meu bisavô paterno era negro puro, se casou com mestiça, meu avô era "tipo" Dorival Caíme(negro com feições brancas), se casou com mulher branca pura(olhos azuis e nariz aquilino)e meu pai nasceu mulato, olhos verdes e cabelo carapinha). Eu tb não nego minha origem negra apesar de ter a pele clara, olhos verdes) e não uso este fator para me benefeciar, nem para "dar uma de vítima", porque sou em primeiro lugar humana. O resto não tem a menor relevância! Sou musicista também! Um abraço!

      Excluir
    3. Unknown, amei seu pensamento! Meu bisavô paterno era negro puro, se casou com mestiça, meu avô era "tipo" Dorival Caíme(negro com feições brancas), se casou com mulher branca pura(olhos azuis e nariz aquilino)e meu pai nasceu mulato, olhos verdes e cabelo carapinha). Eu tb não nego minha origem negra apesar de ter a pele clara, olhos verdes) e não uso este fator para me benefeciar, nem para "dar uma de vítima", porque sou em primeiro lugar humana. O resto não tem a menor relevância! Sou musicista também! Um abraço!

      Excluir
    4. Estou vendo uma fotografia da maestrina que o mostra negra,não sabia desta característica.Fonte:IMMuB,O maior catálago de música brasileira.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas