Primeiros Negros em Olimpíadas

Resultado de imagem para Lentauw e Yamasani
Resultado de imagem para sarah menezes ouro
Em 1904, na terceira edição dos Jogos Olímpicos, em St. Louis (EUA), foi registrada a presença dos primeiros atletas negros: dois zulus semi-selvagens, Lentauw e Yamasani, disputaram a maratona, descalços e com chapéu de palha, provocando risos da plateia. Esta Olimpíada foi chamada de “Dias Antropológicos”, espécie de Jogos disputados por membros de tribos africanas e índios americanos e serviu como argumento para atestar a inferioridade dos negros no esporte, de acordo com uma edição da “Enciclopédia Britânica” da época.
Resultado de imagem para jesse owensPassadas pouco mais de três décadas, o argumento cai por terra: o negro Jesse Owens entra para a história por “sabotar” a festa nazista na Olimpíada de Berlim, em1936. Owens ganhou quatro medalhas de ouro naqueles Jogos e liderou um grupo de negros que dominou as provas de atletismo, um resultado cruel para a crença nazista da chamada raça ariana, branca e superior.
 

Comentários

  1. Adorei, preparei minha aula de disciplina eletiva.

    ResponderExcluir
  2. Jesse Owens é inigualável, grande atleta. Os filmes que são baseados em eventos reais são muito inspiradores, eu realmente gosto de conhecer essas histórias e revivê-las no cinema é uma experiência maravilhosa. Sempre este tipo de produções deixa uma ótima aprendizagem. Desta vez fiquei encantada com o filme Raça, a história é realmente bonita. O elenco faz um ótimo trabalho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas