Pedro, Hermenegildo e Joquim, os primeiros negros no Supremo Tribunal Federal


Resultado de imagem para hermenegildo de barros
Em maio de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o procurador da República Joaquim Benedito Barbosa Gomes, então com 48 anos, como o primeiro negro indicado para compor a mais alta corte do país desde sua criação, em 1829.

Joaquim Barbosa festejou a indicação, mas corrigiu o equívoco: já houve dois negros no STF, um mulato escuro, Hermenegildo de Barros, ministro de 1919 até a aposentadoria em 1937, e outro mulato claro, Pedro Lessa, ministro de 1907 até sua morte, em 1921.
Detalhe: os três mineiros.

Pedro Lessa, o primeiro afrodescendente a ocupar lugar no Supremo Tribunal Federal, filho do coronel José Pedro Lessa e de Francisca Amélia Carneiro Lessa, foi sobrinho do poeta Aureliano Lessa.  Como ministro do STF, foi responsável pela ampliação do instituto do "habeas-corpus" a casos não previstos na Constituição brasileira de 1891.

Comentários

  1. papo furado; nunca trabalhou a não ser como aspone no Serpro. O pai era empresário da construção civil no berço do compadrio mineiro. As tias viviam em Brasília e tinham piano. O cara é uma arrivista de mão cheia e demagogo.MAM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas