Antonieta de Barros, a primeira de todas no Legislativo estadual

Antonieta de Barros, professora, jornalista, escritora foi a primeira deputada estadual negra do país e a primeira deputada mulher do estado de Santa Catarina. Eleita em 1934 pelo Partido Liberal Catarinense, foi constituinte em 1935, cabendo-lhe relatar os capítulos Educação e Cultura e Funcionalismo. Atuou na assembléia legislativa catarinense até 1937, quando teve início a ditadura do Estado Novo.
Com o fim do regime ditatorial, se candidatou pelo Partido Social Democrático e foi eleita novamente em 1947, desta vez como suplente. Na ocasião, continuou lutando pela valorização do magistério: exigiu concurso para o provimento dos cargos do magistério, sugeriu formas de escolha de diretoras e defendeu a concessão de bolsas para cursos superiores a alunos carentes.

Comentários

  1. Gostaria muito que você ontinuasse firme nesse trabalho, que é mesmo muito importante para aumentar a auto-estima do cidadão brasileiro, negro ou não, desmistificando o discurso racista de que os negros não são tão capazes quanto os brancos. Convida também a incluir essa admirável figura, Teodoro Sampaio, na sua galeria: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teodoro_Fernandes_Sampaio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas