Lena Horne, pioneira de Hollywood


Famosa pela beleza melódica, pela suavidade de sua voz e por suas canções de jazz, teve sua carreira definida e limitada pelo racismo.
Nascida em 1917, começou a se apresentar como cantora nos palcos da Broadway nos anos 30, época em que a participação dos negros nestes shows era mínima. E, na década de 40, tornou-se a primeira negra a assinar contrato com um grande estúdio, a MGM, estrelando como atriz em Hollywood em 1942. Seu primeiro filme foi Panama Hattie, onde interpretou a popular canção Just One of Those Things, do jazzista Cole Porter.
Em entrevista à CNN, Horne deu seu testemunho dos reflexos da segregação racial norte-americana no interior do mundo do cinema: "Acho que o garoto que engraxava sapatos e eu éramos os únicos negros - exceto os faxineiros - que trabalhavam com as estrelas”.
Mesmo assim, ela seguiu e estrelou duas importantes produções do estúdio durante a Segunda Guerra, Cabin in the Sky, filmagem de um popular musical negro, e Stormy Weather, ambos lançados em 1943. Em ambos os filmes ela estrelava ao lado de grandes expoentes negros do jazz, como Louis Armstrong e Duke Ellington.
Saiba mais em https://primeirosnegros.com/lena-horne-pioneira-de-hollywood/

Comentários

Postagens mais visitadas