Orlando Silva, o primeiro e único presidente negro da UNE


O baiano de Salvador Orlando Silva de Jesus Júnior foi o primeiro presidente negro da UNE – União Nacional dos Estudantes, numa eleição que marcou também o início da hegemonia do PCdoB no movimento estudantil. Era junho de 1995, esmo ano em que se celebrava o tricentenário da morte de um dos primeiros heróis brasileiros, Zumbi dos Palmares.

Mais de oito mil estudantes (dos quais 5.346 eram delegados) estavam na Academia de Tênis, em Brasília, para o  44º Congresso da UNE, na eleição da chapa “Saudações a quem tem coragem”, nome extraído de música do grupo Barão Vermelho.

Já no dia seguinte à eleição, a UNE, debaixo de forte repressão policial, Orlando Silva participou de concentração contra a quebra do monopólio estatal do petróleo, que violaria o artigo 177 da Constituição. Esta seria uma das tônicas da sua gestão, que se destacou na luta contra as privatizações da companhia Vale do Rio Doce e de empresas estatais consideradas estratégicas para o desenvolvimento nacional, como as de telefonia.

Comentários

Postagens mais visitadas