Nilma Lino, primeira reitora negra no Brasil

A educadora Nilma Lino Gomes, mineira de Ponte Nova, desde abril de 2013, é a primeira reitora negra a comandar uma universidade federal no Brasil, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará.

(Diferente das outras universidades federais, a Unilab faz parte de um projeto de integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente as nações africanas.)

Nilma Lino Gomes é pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), pós doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra e referência no campo das políticas afirmativas. De 2002 a 2013, ela coordenou o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ações Afirmativas da UFMG.

Comentários

  1. Já li alguns artigos da Nilma Lino, a considero fantástica. Inclusive estou escrevendo um texto para um trabalho que apresentarei em um curso que participo, onde um dos meus textos bases é o dela, Diversidade étnica-racial, e o Munanga também é claro, pois não tem sentido falar desses assuntos e esquecer o Kabengele Munanga.

    ResponderExcluir
  2. O professor Kabengele Munanga foi um dos primeiro professor negro na USP, só não sei dizer com certeza quantos antes dele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas