Misty Copeland, primeira bailarina da história da ópera de NY

A bailarina Misty Copeland Danielle interpretou a protagonista do balé "O lago dos cisnes", pelo American Ballet Theatre (ABT), o principal balé clássico norte-americano, e se tornou a primeira afroamericana a conseguir o papel principal na história da ópera metropolitana de Nova York.

misty-copeland.jpeg

Em uma apresentação matinal, com todos os ingressos esgotados e em meio a uma grande campanha midiática, Copeland realizou seu sonho de interpretar o duplo papel de Odette/Odile, o cisne branco e o cisne negro, do balé dramático do compositor russo Tchaikovsky.

Comentários

  1. Copeland, dentre essa centena de personalidades, foi uma das 6 escolhidas para ser capa da edição que continha a lista mais seleta do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Misty teme que levem 20 anos para que outra negra ocupe um cargo de tamanho prestígio na dança mundial. Sua preocupação não é tão pessimista. Tem fundamentos. É só pegar como referência o cinema e seu maior prêmio: o Oscar. Halle Berry venceu em 2002. Em seu discurso arrepiante disse que as portas estavam abertas a partir de então para as mulheres de cor. Mas de lá para cá nenhuma outra negra venceu na categoria principal ( Mo'Nique e Lupita Nyong'o foram laureadas como atrizes coadjuvantes).

    ResponderExcluir
  3. Um fato me chamou a atenção: tanto no cinema quanto na dança o homem negro alcançou prestígio muito antes que as mulheres negras. Sidney Poitier ganhou o Oscar em 1963 e Arthur Mitchell, como bem lembrando no seu post, chegou ao topo do balé norte-americano em 1956. E já tiveram outros negros a alcançar distinção nessas áreas artísticas: Denzel Washington, Forrest Whitaker e Jamie Foxx na sétima arte, e Desmond Richardson na dança. Com enormes hiatos, realmente. Mas conseguiram aumentar a representatividade negra nesses setores culturais, mesmo que de maneira não tão expressiva.
    Espero que a previsão de Copeland não se concretize, e num futuro próximo possamos ver cada vez mais mulheres no topo do mundo!
    Obtigado Tania pelo excelente artigo. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas