Pesquisar este blog
O foco é o pioneirismo do povo negro, o registro da quebra de tabus, conquistas, inclusão, enfrentamento do racismo e, por consequência, um novo olhar dos e para os afrodescendentes. Sou Tania Regina Pinto, jornalista, educomunicadora, pessoa. Meu pioneirismo? Ser a primeira repórter e editora do Suplemento Feminino do jornal O Estado de S. Paulo. Comigo na redação, o encarte, dirigido à classe média, depois de 37 anos, passou a ter pessoas negras nas capas e nas reportagens. Eram os anos 1990!
Postagens mais visitadas
Africanos, os primeiros na escrita
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Obrigado Tania por mais esta incrível história de vida e superação, mostrando que o mais importante é lutar pelos nossos ideais. Infelizmente o Dr. Verdiano não pode usufruir e se dedicar de algo que tanto persistiu. Mas seu legado de pioneirismo e a sua trajetória de superação é certamente algo digno de ser lembrado, para nunca esquecermos o que nossos ancestrais passaram e que infelizmente alguns de nós ainda passamos, mesmo que de forma menos nítida.
ResponderExcluirGratidão por a cada postagem intensificar minha vontade de fazer a diferença e mostrar o meu potencial. Abraços.
Oi meu avô também foi uns dos primeiros médicos negros de porto Alegre e não acho nada sobre ele gostaria de mais informações,obrigado
ResponderExcluirOi o nome dele Diógenes Baptista
ResponderExcluirOi o nome dele Diógenes Baptista
ResponderExcluirOi meu avô também foi uns dos primeiros médicos negros de porto Alegre e não acho nada sobre ele gostaria de mais informações,obrigado
ResponderExcluirO que me fez conhecer a história do Doutor Veridiano , foi minha curiosidade de que época se formou o primeiro médico negro brasileiro, por causa da novela da globo orgulho e paixão, uma novela de época do início do século XX , em que , em uma de suas cenas aparece um médico negro, ai a curiosidade . E me deparei com essa história interessante , do Doutor e sua linda caminhada de luta, pena que em tão pouco tempo de sonho realizado, mas tenho absoluta certeza de grande feito para história do Brasil, Obrigada por mostrar o Brasil que pouco conhemos , queria conhecer outras .
ResponderExcluir