Veridiano Farias, 1º médico negro da UFRGS


Veridiano Farias, filho do estivador Franklin Fortunato Farias e de Maria José Sabina, neto da escrava Fortunata e do tabalhador de charqueada Barbosa Farias, conhecido entre os amigos como “O Teimoso”, por ser muito perseverante, é o primeiro médico negro formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Resultado de imagem para veridiano de fariasPara pagar os estudos, Veridiano trabalhou como carroceiro de mudanças e fretes, chofer de carro fúnebre, oficial administrativo, motorneiro de bonde e motorista de ônibus.

Após concluir os estudos secundários, aos 36 anos de idade, Veridiano prestou três ou quatro vezes o vestibular para Medicina – segundo seu neto e biógrafo, Eder Luis Farias, por não conseguir a revisão das avaliações na UFRGS.



Comentários

  1. Obrigado Tania por mais esta incrível história de vida e superação, mostrando que o mais importante é lutar pelos nossos ideais. Infelizmente o Dr. Verdiano não pode usufruir e se dedicar de algo que tanto persistiu. Mas seu legado de pioneirismo e a sua trajetória de superação é certamente algo digno de ser lembrado, para nunca esquecermos o que nossos ancestrais passaram e que infelizmente alguns de nós ainda passamos, mesmo que de forma menos nítida.
    Gratidão por a cada postagem intensificar minha vontade de fazer a diferença e mostrar o meu potencial. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi meu avô também foi uns dos primeiros médicos negros de porto Alegre e não acho nada sobre ele gostaria de mais informações,obrigado

    ResponderExcluir
  3. Oi meu avô também foi uns dos primeiros médicos negros de porto Alegre e não acho nada sobre ele gostaria de mais informações,obrigado

    ResponderExcluir
  4. O que me fez conhecer a história do Doutor Veridiano , foi minha curiosidade de que época se formou o primeiro médico negro brasileiro, por causa da novela da globo orgulho e paixão, uma novela de época do início do século XX , em que , em uma de suas cenas aparece um médico negro, ai a curiosidade . E me deparei com essa história interessante , do Doutor e sua linda caminhada de luta, pena que em tão pouco tempo de sonho realizado, mas tenho absoluta certeza de grande feito para história do Brasil, Obrigada por mostrar o Brasil que pouco conhemos , queria conhecer outras .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas