Adalberto Camargo, símbolo do pioneirismo empresarial, político e social no Brasil

Nascido em Araraquara, no interior paulista, Adalberto Camargo ficou órfão de mãe aos cinco anos e foi morar com um tio e 19 primos, em uma fazenda em São José do Rio Preto. Todas as manhãs saía para vender leite na cidade, mas seu primeiro negócio próprio, longe da fazenda, foi com a venda de doces. Primeiro na estação de trem, depois para bares. Nas horas vagas, ainda, distribuía panfletos, engraxava sapatos e era ofice-boy. Trabalhou como ajudante de coveiro também. Ao 15 anos, conheceu o pai. Um ano depois, em 1939, mudou-se para São Paulo. Na Capital, com um curso primário mal feito, conseguiu colocar-se como marceneiro, atendente de armazém, auxiliar de tabelião, vendedor de lingerie e de vaselina. Depois foi para o ramo de carros. Começou lavando automóveis - para observar como funcionava o negócio de carros usados, conta - e, em seguida, montou sua loja. Deu certo.

Comentários

  1. onegronobrasil1980.blogspot.com reconhece todo o empenho do pioneirismo na política em favor aos afrodescendentes e aos brasileiros. Adalberto Camargo, chamado na intimidade de Camargo, eleito a deputado federal por quatro mandatos, que dirigiu a primeira comissão de empresário ao continente africano, com uma visão da política exterior brasileira inovadora. O Itamarati reconheceu que para o país tornar-se independente nos negócios exteriores, precisava ter a África como aliada. Como a maiorias dos brasileiros é de origem ética Africana, entendia Camargo, que os empresários brasileiros não desconheciam o potencial e o valor do homem africano e seus descendentes. Camargo foi um inovador, o governo brasileiro não reconheceu o tributo do seu trabalho para a humanidade. São Paulo deve ter orgulho da representação política no congresso brasileiro, no desempenho dos quatro mandatos vibrantes. Quando criança foi menino de rua, virou empresário e elegeu a deputado federal num momento em que os direitos humanos eram violados, através do regime autoritário. Parabéns Camargo, pelo legado que deixou as jovens e a população brasileira, o reconhecimento da sua visão de integrar o continente africano ao continente americano. Esse legado deve ser seguido por todos que amam esse pais, que não se envergonha das origens e ainda os que valorizam o poder civil, de amor a vida e de vivificá-la. Parabéns Camargo, na eternidade seja sempre feliz.

    ResponderExcluir
  2. Revivendo a história:
    Laélia de Alcântara elegeu-se suplente do Senador Adalberto Sena na legenda do MDB. Exerceu o mandato de 03/04/1981 a 29/07/1981 no lugar do titular. Com o falecimento do Senador Adalberto Sena, assumiu a titularidade até 31/01/1983, completando o mandato. Foi a primeira Senadora negra da história desse país. Quando Laélia veio assumir o mandato por 120 dias do titular, uma comissão de negros(diplomatas africanos e americanos e brasileiros) vieram recebê-la no aeroporto, no qual havia a presença de Leo Tigre, que havia criado em Brasília no Núcleo Bandeirante a Casa da Mãe Preta em 1959, que servia para acolher crianças abandonadas ou com famílias sem condições de dar apoio aos filhos. Leo foi eleita pela Nações Unidas (ONU) mãe do Brasil. E também a diretora da Casa Thomas Jefferson em Brasília Barbara Escarlet, que era negra, na qual a Senadora foi recepcionada por essas duas mulheres negras com buque de flores das quais cada uma delas trazia como presente que simbolizava o símbolo da natureza divina da mulher e da sua capacidade de gestora, como mãe, política, médica, professora, como cientista e etc. Naquele momento as 3 mulheres citadas acima simbolizavam isso. Laélia formou-se em medicina no Rio de Janeiro e quis exercer a condição de médica na Bahia, porém não foi aceita, indo então para a Amazônia no Estado do Acre, onde se dedicou a medicina na floresta amazônica durante 50 anos. Foi exemplo da medicina solidária para o Brasil e o Continente Americano, porque infelizmente as maiorias dos medicos ao se formarem nas capitais do país não querem trabalhar nas cidades do interior, portando a Senadora mostrou que as mulheres foram sempre grandes guerreiras e, todavia provocou uma curiosidade das federações da indústria, do comercio e algumas universidades sobre o conceito da aplicação da medicina preventiva na Amazônia. Foi esse belo legado deixado por ela como política, como médica e como cientista para os afros descendentes.

    ResponderExcluir
  3. Na gestão de 1986 a 1988 do Ministro da Cultura Celso Furtado, aconteceu uma audiência com o Secretário de Cultura Gilberto Gil do prefeito Mario Mello Kertész e os fundadores do conselho do memorial Zumbi; Carlos Moura, Jornalista Justo do RJ e Waldimiro de Souza. Com objetivo de um projeto de reconstrução do pelourinho, da sua historia e apoio a população negra e pobre que habitavam em residências sem condições básicas. Naquele momento havia um clamor da população negra brasileira. Para surpresa de todos, o esforço para conquistar as verbas locadas para prefeitura de salvador na época viram pó. Alguém embolsou todo esse esforço coletivo da nação brasileiro e exterior. Ficaram evidente as palavras do ministro da cultura Celso Furtado, que o negro não tinha representação política, para fazer valer e cumprir um empreendimento dessa magnitude.
    Chegou a hora de modificar a estrutura dos partidos políticos que tem como base o conceito racistoide. O poder judiciário no processo da juridicidade há de gerir o estado republicano o poder civil pela democracia plena. 82% da população da Bahia são de negros e os mesmo não se elegem para o executivo e legislativo e quase não há negros no poder judiciário.
    OnegronoBrasil1980.blogspot.com está solidário ao Doutor Fernando Conceição, jornalista, professor da UFBA, biografo da obra de Milton Santos e organizador do projeto grupo de pesquisa permanecer Milton Santos que foi intimado pela Justiça da 10ª zona Eleitoral da Bahia, conforme e-mail que recebemos do mesmo;
    “Meu advogado ( tel.71.8739-5607) tem até o meio dia desta quarta-feira, dia 5, para apresentar nossa defesa. Ou, conforme despacho da juíza Maria Fátima Monteiro Vilas Boas, poderei pagar multa diária de R$ 5.000,00. É assim que "Salvador tem jeito"."

    Parabenizamos pelas suas publicações do Jornal da Tarde da Bahia e pelo seu grande site www.fernandoconceicao.com.
    Conforme o clamor do poeta Castro Alves “A Deus e aos céus” compreendemos que o homem não alcança a capacidade e compreensão do poeta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas