Jesse LeRoy Brown, o primeiro aeronauta naval
Em honra ao alferes LeRoy, um navio de guerra recebeu o seu nome: USS Jesse L. Brown (DE -1089).
Saiba mais em https://primeirosnegros.com
O foco é o pioneirismo do povo negro, o registro da quebra de tabus, conquistas, inclusão, enfrentamento do racismo e, por consequência, um novo olhar dos e para os afrodescendentes. Sou Tania Regina Pinto, jornalista, educomunicadora, pessoa. Meu pioneirismo? Ser a primeira repórter e editora do Suplemento Feminino do jornal O Estado de S. Paulo. Comigo na redação, o encarte, dirigido à classe média, depois de 37 anos, passou a ter pessoas negras nas capas e nas reportagens. Eram os anos 1990!
Carl Brashear, foi um jovem negro determinado a não deixar que nada lhe impeça o caminho. Filho de um agricultor do Kentucky, Carl deixa a sua casa em busca de uma vida melhor. Quando se despediu o seu pai disse-lhe: "Nuca desistas... sê o melhor", e Carl fez dessas palavras o lema da sua vida.
ResponderExcluirAlista-se na Marinha e concorre ao lugar de mergulhador na nova divisão de elite criada para missões de salvamento e investigação. O oficial responsável pela formação de Carl, Billy Sunday decide ignorar Carl e as suas ambições. E dedica-se a esforçá-lo fora dos limites normais de resistência com o objectivo de o levar a falhar e consequentemente desistir.
No entanto, com o tempo, os dois homens constroem uma relação baseada no respeito que acabará por fazê-los lutar lado a lado pela sua honra e pelas suas vidas.
Carl , foi o primeiro afroamericano a entrar na Marinha Americana . Já na Marinha sofreu um grave acidente , onde perdeu parte de uma das pernas. Lutou , persistiu e mesmo contra tudo e todos , com uma prótese , conseguiu reabilitar-se e retornou a Marinha. Ganhou medalhas de honra e tornou-se um exemplo vivo de luta.