Francisco de Paula Brito, primeiro grande editor do Brasil

Francisco de Paula Brito foi um grande empreendedor que se transformou em precursor da imprensa e do mercado literário no país e o editor preferido da elite carioca. Sem ele a imprensa e a literatura brasileira não seriam as mesmas.
Nascido no Rio de Janeiro em 2 de dezembro de 1809, era filho do carpinteiro Jacinto Antunes Duarte e de Maria Joaquina Conceição Brito. Desde muito cedo, enfrentou as dificuldades peculiares da população pobre: abandonou os estudos para se tornar um 'operário das tintas' tendo executado trabalho como aprendiz na Tipografia Nacional. Seu senso de mercado e de oportunidades compensava sua deficiência escolar.
Em 1827, foi contratado pelo Jornal do Commércio como compositor gráfico. Quatro anos depois, era dono do seu próprio negócio, uma loja de encadernação que se tornou a Tipografia Fluminense de Brito & Cia, ponto de encontro de intelectuais e políticos.

Comentários

  1. Prezada Tânia,

    Parabéns pelo blog, muito interessante e útil. Apenas uma observação: a foto que aparece ao lado da charge do Francisco de Paula Brito não é dele e sim do Luiz Gama. Abraço.
    Flávio Carrança

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas