Pelé: o nº 1 do futebol do mundo

Edson Arantes do Nascimento, Pelé, o maior de todos. Marcou 1.281 gols, enquanto os 39 artilheiros dos 40 clubes brasileiros de seu tempo marcaram 899 gols. Eleito pelo jornal francês L"Equipe, o "Atleta do Século 20".
Nascido na cidade mineira de Três Corações, ganhou o apelido de Pelé quando contava 3 anos de idade. Na infância, jogou em times infanto-juvenis;teve seu próprio time, o Sete de Setembro, até ser convidado a jogar no Bauru Atlético Clube, no interior paulista, aos 11 anos de idade.
De Bauru para Santos, não demorou muito. O mesmo Waldemar Brito que o apresentou ao time de Bauru, o levou para a Vila Belmiro no dia 8 de agosto de 1956 dizendo: "Esse menino vai ser o melhor jogador de futebol do mundo."
Na partida de estreia, Pelé marcou um dos sete gols do jogo Santos 7 x 1 Corinthians de Santo André.
Sua consagração veio na Copa do Mundo da Suécia em 1958, quando o Brasil foi campeão mundial pela primeira vez. Pelé marcou seis gols. Pelé estave presente também na selação canarinho nas Copas de 1966 e 1970. Ao todo, Pelé participou de 115 partidas pela seleção brasileira, marcando 103 gols.
Apelidado de "O Rei" pela imprensa francesa, em 1961, criou e aperfeiçoou jogadas como o chute a gol do meio do campo, a tabela nas pernas do adversário, o drible sem bola no goleiro, a paradinha na cobrança do pênalti.

Comentários

Postagens mais visitadas