Milton Santos, “Prêmio Nobel” de Geografia

O professor-doutor Milton Santos, por conta de sua intensa produção, por mais de dez anos, no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), é o primeiro intelectual de um país pobre, sem ter o inglês como língua pátria, e único brasileiro até 2012, a ser agraciado com o Prêmio Vautrin Lud, instituído pelo Festival Internacional de Geografia da França e considerado a maior distinção neste campo científico, uma espécie de Prêmio Nobel da Geografia.

Era o ano de 1994 e a conquista deste prêmio internacional –- promoveu um redescobrimento de Milton Santos no Brasil, bem como o reconhecimento de sua produção como geógrafo e intelectual. Entre outras premiações, destaque-se o de Mérito Tecnológico (Sindicato de Engenheiros do Estado de São Paulo, em 1995), Personalidade do Ano (Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio de Janeiro, em 1997), 11ª. Medalha Chico Mendes de Resistência (Grupo Tortura Nunca Mais, em 1999), O Brasileiro do Século (Isto é, 1999), Multicultural 2000 Estadão (O Estado de S.Paulo, em 2000). Fora do país, recebeu, entre outros prêmios, a Medalha de Mérito (Universidad de La Habana – Cuba, em 1994) e o prêmio UNESCO, categoria Ciência (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 2000).
Suas honrarias universitárias incluem também os títulos de Doutor Honoris Causa da Université de Toulouse (1980), Universidad de Buenos Aires (1992), Universidad Complutense de Madrid (1994), Universidade de Barcelona (1996), entre outras, e o título de Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, em 1997.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas