Marta, a maior do futebol

Primeira mulher e negra – ou primeira negra e mulher – a jogar uma partida internacional de futebol masculino. Primeira  jogadora de futebol feminino nacional. Embaixadora da Boa Vontade, eleita pela Organização das Nações Unidas. Bola de Ouro e Chuteira de Ouro, pela Fifa, a melhor jogadora do mundo por cinco anos seguidos, entre 2006 e 2010, um recorde entre mulheres e homens. Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira, masculina e feminina. Supera Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, em número de gols com a camisa da Seleção Brasileira: 117 contra 95. Maior artilheira da história das Copas do Mundo de Futebol Feminino, com 15 gols em quatro competições. Uma entre os 100 brasileiros e brasileiras mais influentes do ano de 2009, segundo a revista Época.

Marta da Silvia Vieira nasceu em Dois Riachos, interior de Alagoas, em 19 de fevereiro de 1986. Criada por sua mãe, tem três irmãos.

Começou a jogar futebol no juvenil do Centro Sportivo Alagoano (CSA), em 1999, e foi descoberta, logo em seguida, aos 14 anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro para treinar no Vasco da Gama, onde jogou no profissional entre os anos de 2000 e 2002. Do Vasco foi para o mineiro Santa Cruz Futebol Clube, onde jogou também por duas temporadas.

Comentários

Postagens mais visitadas